Dogmas Católicos

Dogma sobre os Sacramentos

O batismo é verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo "Foi dado todo poder no céu e na terra; ide então e ensinai todas as pessoas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

A Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento "Este Sacramento concede aos batizados a fortaleza do Espírito Santo para que se consolidem interiormente em sua vida sobrenatural e confessem exteriormente com valentia sua fé em Jesus Cristo."

A Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo "Foi comunicada aos Apóstolos e a seus legítimos sucessores o poder de perdoar e de reter os pecados para reconciliar aos fiéis caídos depois do Batismo."

A Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação "Basta indicar a culpa da consciência apenas aos sacerdotes mediante confissão secreta."

A Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo "Aquele que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna." Cristo está presente no sacramento do altar pela Transubstanciação de toda a substância do pão em seu corpo e toda substância do vinho em seu sangue "Transubstanciação é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar: continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo."

A Unção dos enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo "Existe algum enfermo entre nós? Façamos a unção do mesmo em nome do Senhor."

A Ordem é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo "Existe uma hierarquia instituída por ordenação Divina, que consta de Bispos, Presbíteros e Diáconos."

O Matrimônio é verdadeiro e próprio Sacramento "Cristo restaurou o matrimónio instituído e bendito por Deus, fazendo que recobrasse seu primitivo ideal da unidade e indissolubilidade e elevando-o a dignidade de Sacramento."

voltar