Movimentos

Renovação Carismática Católica

Somos movidos pelo Espírito Santo no Louvor, Oração, no estudo da palavra de Deus e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Renovação Carismática Católica segue uma espiritualidade própria, baseada na experiência de Deus, através do batismo no Espírito Santo e no uso dos carismas em benefício de todos os fiéis.

Seu objetivo principal é atrair os católicos não praticantes, mostrar a eles a grande riqueza que é a nossa Igreja. É tida como porta de entrada para uma religiosidade mais profunda. O importante é o sopro de Deus , que desperta algo novo em nós e dá um novo sabor as coisas divinas.

Levar as pessoas através do Espírito Santo a descobrir a fé e o gosto da oração, a força e a beleza da Palavra de Deus em uma intimidade pessoal com Ele na sua vida diária.

Breve Histórico:
A Renovação Carismática apareceu na Igreja Católica no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática a renovação da Igreja, desejada, ordenada e inaugurada pelo Concílio Vaticano II. Não sendo, pois, um acontecimento isolado, podemos localizar a Renovação Carismática como um dos desdobramentos da evolução da espiritualidade pós-conciliar.

A Renovação Carismática Católica, ou o Pentecostalismo Católico, como foi inicialmente conhecida, teve origem com um retiro espiritual realizado nos dias 17-19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne (Pittsburgh, Pensylvania, EUA).

O Grupo de Oração é a base da estrutura da Renovação Carismática. Organizados geralmente nas paróquias e liderados por leigos, eles são formados por um número variado de pessoas, em reuniões que acontecem semanalmente. O Grupo de Oração carismático tem características próprias: Batismo do Espírito Santo e o uso dos Carismas.

Além de encontros nos grupos de oração, os membros da Renovação Carismática se reúnem com alguma freqüência em encontros de oração, que ocorrem nos fins de semana, na forma de retiros visando aprofundar o conhecimento de Renovação e preparar novos líderes. Podem ser organizados em âmbito paroquial, diocesano, etc.

A Renovação Carismática Católica surgiu em nossa paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, no início de 1985 com o grupo de jovens ELO PARA CRISTO, onde chegamos a reunir mais de 100 jovens todos os sábados para orar, louvar e bendizer ao Senhor e com o grupo de oração Novo Pentecostes, pároco presente – Cônego Horácio Longo.

Em 08/08/1996 iniciava-se mais um grupo de oração chamado grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida, pároco presente – Padre Vacari;

Em 2004, iniciava-se a MISSA DA DIVINA PROVIDÊNCIA, criada pelo saudoso Padre Luciano, continuou com Padre Vacari e hoje permanece com o Padre Reginaldo e Padre Leandro.

Em 2005, surge o Grupo São José, um grupo de oração só para homens, coordenado pelo Sr. Sinclair, depois juntou-se ao grupo de Oração Nossa Senhora Aparecida, onde permaneceu até o final de 2012. Hoje a RCC na nossa paróquia atua através da Missa da Divina Providência, presidida pelo padre Reginaldo e padre Leandro.

Reuniões:
Todas às 5ª feiras ás 19:30hs com a Missa da Divina Providência.