Agenda
TEMA: FRATERNIDADE E DIÁLOGO: COMPROMISSO DE AMOR.
LEMA: "CRISTO É NOSSA PAZ: DO QUE ERA DIVIDIDO FEZ UMA UNIDADE"(Ef 2,14).
21/03/2021
Prezados irmãos,
A CAMPANHA da FRATERNIDADE mostrou nos O VER, temos que ENXERGAR a realidade sob a Luz da PALAVRA de DEUS, em seguida a refletir O JULGAR, com os CORAÇÕES e MENTES abertos, sob a inspiração PALAVRA de DEUS e agora, a CAMPANHA, nos convida, A AGIR;
AGIR COMO ?
AGIR QUANDO ?
AGIR ONDE ?
Nós os CRISTÃOS temos compromisso em praticar o BEM e realizar BOAS OBRAS. Por isso nossas AÇÕES devem estar sempre a serviço da VONTADE de DEUS.
Através do DIÁLOGO podemos PROMOVER:
-Cuidados com a IGREJA.
-Celebrações da PALAVRA DEUS para todos os NOSSOS IRMÃOS.
-ORAÇÕES para aproximação com DEUS e pela UNIDADE CRISTÃ.
-TRABALHOS contra Violência Religiosa e contra a VIOLÊNCIA a qualquer um dos NOSSOS IRMÃOS, independentemente da cor, raça, sexo, religião, posição social, Cultural, ideologia política, formação intelectual, acadêmica e Técnica....
-ARTICULAÇÕES de *CAMPANHAS SOCIAIS de SOLIDARIEDADE.
-REQUALIFICAÇÃO das RELAÇÕES INTERPESSOAIS.
-QUALIFICAÇÃO da VIDA em FRATERNIDADE.
-Estudos em conjunto com os Irmãos sobre a ENCÍCLICA "FRATELLI TUTTI".
DEUS da vida,
DEUS da justiça,
DEUS do amor,
Através desta Campanha da Fraternidade, devemos testemunhar a beleza do DIÁLOGO
como COMPROMISSO de AMOR, e que, através DELE, criamos pontes que unem ao invés de muros que separam e geram indiferença e ódio.
O DIÁLOGO transformar-nos em pessoas sensíveis e disponíveis para
servir a HUMANIDADE e aos NOSSOS IRMÃOS, em especial,
aos mais pobres, os mais fragilizados e a todos aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
FRATERNIDADE e DIÁLOGO: COMPROMISSO de AMOR.
CRISTO É A NOSSA PAZ !!!
OS CRISTÃOS DEVEM FIDELIDADE ao EVANGELHO, a PALAVRA de DEUS.
14/03/2021
Prezados irmãos,
Nesse quarto domingo da quaresma a CAMPANHA da FRATERNIDADE nos convida, a pensar, discutir e refletir "O JULGAR";
JULGAR COMO ?
JULGAR O QUE ?
JULGAR O REAL ?
PARA NÓS CATÓLICOS, JULGAR O REAL SÓ TEM SENTIDO SE ESTIVERMOS FUNDAMENTADO NA PALAVRA DE DEUS, NA MISÉRICORDIA E NA CARIDADE. O CONTEXTO DEVE SER SEMPRE EVANGELIZADOR.
“O JULGAR" é sempre a possibilidade de, a partir da inspiração bíblica, lançar luzes sobre o contexto vivido por nós.
"O Julgar” é quando nossas mentes e nossos corações se abrem. E foi exatamente o quea aconteceu com os discípulos que reconheceram que era Jesus que caminhava com eles. Esse reconhecimento aconteceu apenas quando ELE, JESUS CRISTO, “se pôs à mesa com os discípulos, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e lhes deu” (Lc 24,30). O texto bíblico de Efésios (2,14), ao proclamar que *CRISTO É Nossa PAZ, que CRISTO *é a luz que ilumina nossos caminhos, indica que a fé em CRISTO, PRÍNCIPE DA PAZ,* nos ensina a trilhar caminhos de coexistência em sociedades divididas pelos muros das intolerâncias e das polarizacões.
JULGAR com MISÉRICORDIA, gera um DIÁLOGO de CARIDADE que é um compromisso de AMOR com o nosso irmão, e é a forma que JESUS quer que caminhemos em direção a PAZ. E CRISTO É A NOSSA PAZ !
OS CRISTÃOS DEVEM FIDELIDADE ao EVANGELHO, a PALAVRA de DEUS.
07/03/2021
Prezados irmãos,
Nesse terceiro domingo da quaresma a CAMPANHA da FRATERNIDADE nos convida a VER, VER o QUE?
VER a REALIDADE.
Porém, VER a REALIDADE com uma Visão Evangelizadora,com uma Visão Cristã, pois somente assim conseguiremos dialogar com os nossos Irmãos, buscando sempre a PAZ . E CRISTO É A NOSSA PAZ !
Atualmente vivemos em um mundo marcado por pessoas machucadas de todas as formas, em função dos grandes males. E esses, com certeza, serão amenizados se OLHARMOS o mundo e os nossos irmãos com MISÉRICORDIA. O VER nos faz ENXERGAR a realidade sob a LUZ da PALAVRA de DEUS.
Se conseguirmos VER, as pessoas como JESUS CRISTO quer, da forma que JESUS CRISTO pede, fica mais fácil DIALOGAR, e discutir formas de melhorias e de aprendizagem, liquidando definitivamente com as inúmeras situações de egoísmo, de individualismo, de racismo, de indiferença, e as diversas formas de violências; sociais, familiares, institucionais e de vulnerabilidade que nossos Irmãos estão vivendo.
O DIÁLOGO é um compromisso de AMOR, e DEUS É AMOR, assim, caminharemos, rapidamente, em direção a PAZ. E CRISTO É A NOSSA PAZ !
OS CRISTÃOS DEVEM FIDELIDADE ao EVANGELHO, a PALAVRA de DEUS.
28/02/2021
A Campanha da Fraternidade deste ano convida, nós os Católicos e todos os demais irmãos em CRISTO NOSSO SENHOR, a refletir, aprofundar e promover o DIÁLOGO como CAMINHO para a *PAZ.
Em uma época marcada pela discórdia entre as pessoas, pelas diversidades de pensamentos, de posições, e principalmente de postura dos CRISTÃOS diante das dificuldades, o DIÁLOGO é o ÚNICO caminho para a PAZ. E Cristo é a nossa Paz!
A quaresma é época de penitência: ORAÇÃO, JEJUM e CARIDADE, e é sem dúvida uma grande oportunidade para exercitarmos a *FRATERNIDADE. E nessa quaresma estamos sendo chamados a crescer na capacidade de DIÁLOGAR. No entanto, para que o DIÁLOGO. ocorra é necessário que estejamos abertos a escutar, acolher e interagir com o próximo, e para isso devemos estar sempre COMPROMISSADOS com o AMOR. Devemos lembrar que não é AMOR apenas como SENTIMENTO AFETIVO, e sim um AMOR que seja MISERICORDIOSO e que esteja a serviço do OUTRO. E quem é o OUTRO ?
O OUTRO é qualquer PESSOA/IRMÃO que está ao nosso lado no momento presente.
OS CRISTÃOS DEVEM FIDELIDADE ao EVANGELHO, a PALAVRA de DEUS.
21/02/2021
PREZADOS IRMÃOS,
Nós CRISTÃOS estamos tendo mais uma vez a oportunidade de vivenciarmos nessa quaresma mais uma CAMPANHA da FRATERNIDADE.
Desde o ano de 1964, a CNBB, realiza durante a quaresma, época de ORAÇÃO, JEJUM/PENITÊNCIA e CARIDADE, as CAMPANHAS da FRATERNIDADE com TEMAS e LEMAS fundamentados nos diferentes momentos vividos pela Igreja Católica e pelo povo brasileiro, sempre dando ênfase em pessoas que vivem em situação vulnerável fisicamente e socialmente.
É importante salientar que as CAMPANHAS estão sempre apoiadas em dois pilares:
-Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
-Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
Nós, CRISTÃOS e CATÓLICOS, jamais podemos perder o foco das CAMPANHAS; SEMPRE FORAM, SÃO E DEVERÃO SER EVANGELIZADORAS E DIRECIONADAS A CRISTO.
A CAMPANHA da FRATERNIDADE desse ano tem como
TEMA: Fraternidade e Diálogo; compromisso de amor (ecumênica),
LEMA: Cristo é a nossa paz; Do que era dividido Ele fez uma unidade (Ef 2,14).
Essa CAMPANHA nos convida ao diálogo com todos os nossos irmãos e para isso não devemos rasgar somente as nossas vestes, rasgar também nossos corações, ou seja, a nossa conversão interna deverá ser totalmente voltada ao diálogo. Porém sempre um diálogo que nos leve ao PRÍNCIPE da PAZ,que é CRISTO SENHOR, ao AMOR, pois segundo a nossa FÉ CRISTÃ,*o Evangelho nos mostra a todo momento que tudo que estava dividido ELE fez uma unidade.
OS CRISTÃOS DEVEM FIDELIDADE ao EVANGELHO, a PALAVRA de DEUS.