Os Dez Mandamentos

Decálogo

Os Dez Mandamentos ou o Decálogo é o nome dado ao conjunto de leis que segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés (as Tábuas da Lei). As tábuas de pedra originais foram quebradas, de modo que, segundo Êxodo 34:1, Deus teve de escrever outras. Encontramos primeiramente os Dez Mandamentos em Êxodo 20:2-17.

É repetido novamente em Deuteronômio 5:6-21, usando palavras similares. Decálogo significa dez palavras (Ex 34,28). Estas palavras resumem a Lei, dada por Deus ao povo de Israel, no contexto da Aliança, por meio de Moisés. Este, ao apresentar os mandamentos do amor a Deus (os quatro primeiros) e ao próximo (os outros seis), traça, para o povo eleito e para cada um em particular, o caminho de uma vida liberta da escravidão do pecado. De acordo com o livro bíblico de Êxodo, Moisés conduziu os israelitas que haviam sido escravizados no Egito, atravessando o Mar Vermelho dirigindo-se ao Monte Horeb, na Península do Sinai. No sopé do Monte Sinai, Moisés ao receber as duas "Tábuas da Lei" contendo os Dez Mandamentos de Deus, estabeleceu solenemente um Pacto (ou Aliança) entre YHWH (ou JHVH) e povo de Israel.

Os Dez Mandamentos (ou Decálogo) é a síntese da Antiga Lei de Deus . A Nova Lei ou Lei de Cristo exposta no Sermão da Montanha é a base e fundamental da moral católica, a Igreja Católica exige aos seus fiéis o cumprimento obrigatório destas regras.

1) Segundo as próprias palavras de Jesus, quem ouve os seus mandamentos e os coloca em prática "tem a vida eterna" (Mt 19,16-21); Quem ama Cristo guarda os seus mandamentos e o maior de todos é o Amor:"o povo mostrar a sua pertença a Deus e responder com gratidão à sua iniciativa de amor" : "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos Amei; nisto reconhecerão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros".

2) Além dos novos mandamentos da Lei de Cristo, existem também os mandamentos da Igreja Católica Romana,; estes mandamentos encontram-se no Catecismo da Igreja Católica e foram inspirados nos 10 Mandamentos e "enunciam deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo e oaea com a Igreja", e, que ao todo, são dez:

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
2º - Não usar o Santo Nome de Deus em vão.
3º - Lembra-te do dia de Domingo para o santificar.
4º - Honrar pai e mãe (e os outros legítimos superiores).
5º - Não matarás.
6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7º - Não roubar. (nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo).
8º - Não levantar falsos testemunhos.
9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
10º- Não cobiçar as coisas do próximo.