Movimentos

Mãe Rainha

Espiritualidade Central:

O centro de espiritualidade do Movimento é o Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no qual Maria está presente como a grande educadora, com a missão de gerar novamente Cristo no coração de muitas pessoas. Ali ela oferece especialmente a graça do abrigo espiritual, da transformação interior e da frutuosidade no apostolado.

Objetivo:
O Movimento Mãe Peregrina tem por objetivo evangelizar as famílias com a Mãe Peregrina, dando testemunho de fé, pela participação na comunidade, na liturgia dominical e nas celebrações. O movimento visita às famílias, numa atitude de respeito, de acolhida, de escuta, ajudando-as a superar suas dificuldades; é presença nos momentos de dor e alegria e cuida da imagem para que seja passada pontualmente no dia certo, mantendo a corrente de oração diária.

História de Devoção:
Schönstatt é uma região da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, Alemanha, é o centro e origem mundial do Movimento. Diariamente, peregrinos do mundo inteiro vão ao Santuário Original, considerado um lugar mariano de peregrinação.

As pessoas buscam em Schoenstatt orientação e renovação de forças para viver a sua fé Católica na vida diária; e "espalhar pelo o mundo o amor de Jesus". Schoenstatt originou-se com a Aliança de Amor que o Padre Kentenich (1885 - 1968), fundador do movimento, selou pela primeira vez no dia 18 de Outubro de 1914 com a Virgem Maria. O Padre Kentenich passou vários anos no campo de Concentração de Dachau e seu amor pela Igreja foi duramente provado em tempos de pouca compreensão hierárquica às novas correntes espirituais e vitais. Faleceu no dia 15 de Setembro, na Igreja da Adoração sobre o Monte Schoenstatt, em 1968. Por meio da Campanha da Mãe Peregrina unem-se atualmente a Schoenstatt milhões de pessoas em mais de 90 países e presentes nos 5 continentes. E no Brasil o Movimento foi fundado em 11 de abril de 1948. Maria é venerada com o título de Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. As famílias recebem a Imagem Peregrina e são chamadas a transformar seus lares em um "belo lugar", num pequeno Santuário, numa Igreja Doméstica.

O Movimento, fundado pelo Padre Kentenich, tem como objetivo a renovação religiosa e moral do mundo, por meio da educação de homens novos, por isso, colabora principalmente para as pessoas a conseguirem uma auto-educação a fim de melhorarem as suas vidas e a formarem-se como pessoas fortes, livres e responsáveis.