Pastorais

Litúrgica

Espiritualidade Central:

A Liturgia, considerada "exercício do sacerdócio de Cristo", procura incentivar a vida cristã, unir os fieis em Cristo, estimulá-los à participação plena, consciente, ativa da celebração comunitária e ao mesmo tempo, presta culto público perfeito a Deus na Igreja.

Trabalhando neste sentido, a espiritualidade da nossa Pastoral é enriquecida dia a dia, nos transformando interiormente, com alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de viver com Cristo, quer pela leitura e estudo da Sagrada Escritura, quer pela "fé que atua no amor" quando realizamos nossos trabalhos litúrgicos.

Objetivo:

A Liturgia é o "cume e a fonte da vida da Igreja". Assim, nossa Pastoral tem como objetivo animar a vida litúrgica da Igreja, ocupando-se da preparação e realização das celebrações eucarísticas, quando se renova a aliança do Senhor com os homens, com a elaboração das recordações da vida e orações dos fieis, leituras, decoração e organização do espaço celebrativo.

Composição da Pastoral Litúrgica

Comentaristas e Leitores

Cuidam das leituras, comentários e das preparações para as celebrações.

MESCE

Os Ministros extraordinários da comunhão são fiéis leigos cuja missão é ajudar os celebrantes na distribuição da Sagrada Comunhão na Igreja e em outros lugares como hospitais e casas com idosos ou doentes impossobilitados de ir na Igreja.

Equipe de Canto

Equipe responsável por cantar em todas as grandes solenidades.
A Equipe de Canto é dividida em 5 grandes grupos. Cada equipe com suas particularidades, as quais devem procurar cantar o rito da Missa, seguindo o mais fiel possível o que o missal dita, isto é, os cantos devem ser litúrgicos e buscando cantar os ritos da celebração litúrgica, aproximando o povo, leigos e leigas, a participarem da celebração.

Acólitos e Coroinhas

A Equipe de acólitos e coroinhas desempenha uma missão de ajuda no serviço do Altar.
Separa-se os acólitos dos coroinhas, por questões de idade, que acabam determinando as funções que desempenham no altar.

Marianas

A Equipe de Marianas desempenha uma missão de ajuda no serviço do Altar.