Pastorais

Espiritualidade Central:
A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde.

A razão da Pastoral da Saúde está no fato de que ela existe “para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. A Pastoral da Saúde e a Pastoral dos Enfermos são diferentes, pois cada uma trabalha com objetivos específicos.

É uma pastoral de importância grandiosa para a comunidade, pois cumpre o papel do cristão, que aproxima o doente e o idoso de Jesus Cristo, dando um novo sentido para a dor, vai ao encontro das pessoas que necessitam dela, tanto nos Hospitais e Casas de Saúde, como nos domicílios particulares. São ambientes diferentes que exigem também um modo diferente de fazer pastoral.

Objetivos:
- humanizar e cristianizar o ambiente de tratamento dos doentes;
- visitar periodicamente os doentes, idosos e acompanhar suas famílias;
- dar sentido cristão ao sofrimento;
- atingir o coração do enfermo e idoso, para aproximá-lo de Cristo;
- levar ao doente e idoso o conforto dos sacramentos: Confissão, Eucaristia e Unção dos Enfermos;
- ligar o enfermo, o idoso e sua família à Paróquia;
- levar o doente e o idoso a tomar uma atitude de fé e esperança perante a dor;
- se possível incentivar que haja vez ou outra um encontro para aqueles que podem se locomover para sua Paróquia.

Histórico:
Vale lembrar que, ainda que o nome Pastoral dos Enfermos não exista mais na linguagem oficial da Igreja, as atividades desta Pastoral estão presentes na “dimensão solidária” da Pastoral da Saúde. O nosso objetivo é o de não deixarmos nunca o nosso idoso ou enfermo sem o amparo espiritual de JESUS CRISTO. Estaremos sempre prontos e atentos aos seus chamados.

Reuniões:
Estes encontros se dão, a medida da participação mais efetiva da nossa comunidade, que, ao entender quão importante é a necessidade de estarmos assistindo as pessoas que por um motivo ou por outro, não podem naquele momento irem ao encontro de JESUS, O levem até elas.

Os participantes desta pastoral são membros que participam de outras pastorais e o que gostaríamos de propor é que outros paroquianos viessem participar deste trabalho que, a nosso ver, não só é muito importante como gratificante.

Em nossa Paróquia a pastoral é bem ativa e somos 10 agentes que atuam com muito amor onde formos solicitados pelos nossos paroquianos. Sempre que houver a necessidade de irmos ao encontro de um irmão, deve ser solicitada a nossa presença através da secretaria da Paróquia, cujo telefone para contato é 3610-3771.

Queridos irmãos em Cristo venham atuar conosco nessa missão tão gratificante que é assistir sempre aos irmãos emsua caminhada de vida.