Nossa Fé

Em Maria

Oculto à Santíssima Virgem

"Todas as gerações me chamarão bem-aventurada" (Lc 1,48): " A piedade da Igreja para com a Santíssima Virgem é intrínseca ao culto cristão".

A Santíssima Virgem "é legitimamente honrada com um culto especial pela Igreja. Com efeito, desde remotíssimos tempos a bem-aventurada Virgem é venerada sob o título de "Mãe de Deus" sob cuja proteção os fiéis se refugiam suplicantes em todos os seus perigos e necessidades.

Este culto embora seja inteiramente singular, difere essencialmente do culto de adoração que se presta ao Verbo Encarnado e igualmente ao Pai e ao Espírito Santo, mas o favorece poderosamente"; este culto encontra a sua expressão nas festas litúrgicas dedicadas à Mãe de Deus e na oração mariana, tal como o Santo Rosário, "resumo de todo o Evangelho".

Maria, ícone escatológico da Igreja
Voltemos o olhar para Maria a fim de contemplar nela o que é a Igreja no seu mistério, na sua "peregrinação da fé", e o que ela será na pátria ao termo final da sua caminhada, onde a espera, "na glória da Santíssima e indivisível Trindade", "na comunhão de todos os santos", aquela que a Igreja venera como a Mãe do seu Senhor e como que a sua própria Mãe: "Assim como no céu, onde já está glorificada em corpo e alma, a Mãe de Deus representa e inaugura a Igreja na sua consumação no século futuro, da mesma forma nesta terra, enquanto aguardamos a vinda do Dia do Senhor, ela brilha como sinal da esperança segura e consolação diante do Povo de Deus em peregrinação".